sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Mensagem de setembro do Presidente de RI - Sakuji Tanaka
Setembro de 2012
Prezados Companheiros Rotarianos,
Muitos de vocês conhecem a quinta e mais recente Avenida de Serviços do Rotary:
Serviços às Novas Gerações.
Todos os nossos empenhos para educar crianças, melhorar a saúde materno-infantil
e dar às famílias uma vida mais saudável fazem parte desta Avenida de Serviços.
Servimos às Novas Gerações também através dos esforços para erradicar a pólio, pois
estamos garantindo que as crianças de futuras gerações vivam em um mundo livre desta
doença.
Os nossos programas pró-juventude, como Rotaract, Interact, RYLA e Intercâmbio
de Jovens, são parte importante desta Avenida de Serviços. Os jovens de hoje são os
líderes de amanhã. Ao desenvolver líderes e atrair associados mais jovens aos nossos
clubes, estamos fortalecendo as comunidades e o futuro do Rotary.
Trabalhei como vendedor durante grande parte da minha vida e aprendi que para ter
sucesso não basta ser um bom vendedor, pois é essencial também ter um bom produto.
Se você for um bom vendedor, poderá fechar o primeiro negócio, mas se o produto não
for bom, a segunda venda jamais será efetuada.
Da mesma forma, não é suficiente simplesmente trazer associados mais jovens ao
Rotary. Precisamos que eles permaneçam na organização e se tornem os líderes rotários
daqui a 10, 20 ou 30 anos.
Como faremos isso? Devemos analisar o produto que estamos oferecendo, ou seja, o
Rotary, através da perspectiva dos jovens. Quando convidamos uma pessoa para se
associar a um Rotary Club e ela não aceita, devemos perguntar-lhe o motivo. O intuito
não é pressioná-la, mas obter informações sobre os obstáculos que estão impedindo o
desenvolvimento do nosso quadro associativo. Será que a reunião está sendo realizada
em horário inconveniente? Ou trata-se de um compromisso de tempo muito grande?
Talvez o motivo seja algo que ainda não consideramos.
Precisamos fazer perguntas e estar abertos às respostas. Não podemos dizer que “não
faremos isso” simplesmente porque é algo que nunca fizemos antes. Por que não
oferecer um serviço de creche para os associados deixarem seus filhos durante as
reuniões, envolver as famílias nos projetos ou permitir maior flexibilidade aos requisitos
de comparecimento?
A Avenida de Serviços às Novas Gerações é um passo importante para assegurar a
continuidade do Rotary e o nosso compromisso de Dar de Si Antes de Pensar em Si.
Contribuição do companheiro Marcos Coutelo