sexta-feira, 24 de maio de 2013

I GINCANA ESCOLAR ROTARY - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE OLINDA



LOCAL :ESCOLA  ROTARY DE OLINDA

TEMA:  CONSTRUÍNDO CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS  ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO  DE ATIVIDADES NO CAMPO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS.
I-INTRODUÇÃO:
                O Gincana faz parte de um conjunto de ações implementadas pela gestão escolar, em busca da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, afim de que, possa reverter e melhorar os índices de avaliação externa e interna, e consequentemente  atingir as metas pré-estabelecidas  para unidade escolar em relação ao IDEB.
                Será desenvolvida no 1°semestre de 2013 na Escola Rotary-Olinda - PE, com a participação de todos os alunos das turmas do 1ª e 5ª ano do Ensino Fundamental, dos seus respectivos professores, do Coordenador Pedagógico da unidade Escolar e de outras pessoas, representantes das entidades responsáveis pelo Ensino e Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino da cidade de Olinda.
II-JUSTIFICATIVA:
Cabe à escola garantir a todos os seus alunos oportunidades de ensino e aprendizagem significativas que possam promover continuamente avanços escolares. Neste sentido, o reforço à aprendizagem constitui parte integrante do processo educacional e deve ser encarado como meio pelo qual se pode favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades defasadas (não adquiridas) nas séries atuais e/ou anteriores.
Assim, baseados nos resultados obtidos de indicadores externos (Saeb, IDEB), tornar-se necessário atualizar e melhorar as práticas metodológicas aplicadas em sala de aula para o ensino das disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. Tal procedimento deverá sustentar-se em forma de projetos, por ser em nosso ponto de vista, a modalidade organizativa que melhor garante a totalidade e complexidade das práticas significativas e diversificadas que deverão ser aplicadas. Práticas que atendam, ao mesmo tempo, as particularidades e a pluralidade discente, partindo dos conhecimentos prévios de cada um e das dificuldades pedagógicas identificadas nas turmas.
O grupo idealizador da I Gincana (projeto escolar) entende não ser salutar a polarização entre as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática e que para se reverter a atual situação pode ser implementada atividades pedagógicas com o envolvimento de todas as disciplinas: Ciências, História, Geografia, Artes, Língua Estrangeira, Educação Física, etc. visto que, desenvolvendo atividades significativas com essas disciplinas, necessariamente aumenta-se, em muito, a quantidade de trabalho com conteúdos linguísticos e matemáticos (implícitos nas disciplinas citadas) Nesse sentido julgam que a escola deva desenvolver de forma sistemática e continua atividades interdisciplinares e multiculturais.
III-OBJETIVO:
Ampliar as possibilidades do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidades de superar as dificuldades e deficiências detectadas em competências e habilidades nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática  através da participação dos mesmos em atividades interdisciplinares e multiculturais. (as tarefas e atividades da Gincana Escolar).
IV-METODOLOGIA:
Os trabalhos e as atividades da Gincana deverão ser executados por grupos de alunos, divididos por idade, série (ou ano) e também se deve levar em consideração o grau de complexidade (dificuldade) das atividades em que forem participar.
As atividades e tarefas (práticas significativas) da Gincana Escolar serão implementadas com a utilização de:
·         Diferentes recursos materiais: jornais, revistas, máquinas de calcular, material concreto, recursos do meio ambiente, etc.;
·         Atividades pedagógicas diversificadas: danças, jogos, peças teatrais, musicas, etc.;
·         Diferentes ambientes pedagógicos: as atividades serão realizadas em sala de aula, laboratório de informática, biblioteca, quadra esportiva, e na comunidade (bairro), onde a unidade escolar está inserida, etc.
No desenvolvimento das atividades o papel dos professores será de mediação dos movimentos de ação-reflexão- ação, buscando sempre levar seus alunos a construção e sistematização dos conhecimentos interdisciplinares.

AÇÕES INICIAS

1.       Encontros do grupo de articulação da gincana (A gestão, professores e funcionários da escola; Equipe do Rotary Clube de Olinda).
2.       Palestras (servirão de subsídios às tarefas da gincana) sobre:
ü  Violência (drogas);
ü  Prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros (Bombeiros);
ü  Saúde (prevenção a dengue, DST e outras relacionadas aos cuidados odontológicos e sanitários) Sec. de Saúde.
3.       Link da gincana com o cotidiano escola/comunidade/poderes públicos
a.        Contatos para articulações antes durante e após a gincana
4.       Organização das equipes participantes:
ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES
EQUIPE VERDE
TURMAS/PROFESSORA COORDENADORA


EQUIPE AMARELO
TURMAS/PROFESSORA COORDENADORA
TURMAS
PROFESSORAS
TURMAS
PROFESSORAS

5.       Tarefas:
TAREFAS:
ESPORTIVAS
CONHECIMENTOS GERAIS
CULTURAIS
·         Queimado
·         Futsal (de 03?)
·         Xadrez
·         Dominó
·         Damas
·         Estafetas
·         Cabo de guerra

·         Solução de problemas
·         Soletrando
·         Redação
(Mobilidade/Copa/ Violência)
·         Canto
·         Dança
·         Teatro
·         Melhor piada
·         Melhor História

ESPECIAIS
CAÇA TALENTOS NA COMUNIDADE
Outros?
·         Recolher garrafas pet? (foco no meio ambiente)
·         Apresentar cartaz na temática preservação do meio ambiente nos temas:
ü  Poluição sonora
ü  Poluição visual
ü  Poluição sonora
ü  Poluição nos rios
ü  Poluição nos canais
ü  Poluição visual
ü  Reciclagem

·         Trazer um mágico
·         Trazer um palhaço
·         Etc...